Translate

Quem Somos?


Centro Laura Vicuña foi fundado pela Irmã Lucília Teixeira em 2005, em Inharrime, Moçambique. Engloba atualmente um orfanato para dezenas de meninas e uma escola pública do 1º ao 12º ano, tem um programa de apadrinhamento que ajuda mais de 700 crianças e ajuda no desenvolvimento da vila de Inharrime, procurando sempre ser auto-sustentável. É no fundo um milagre para continuarmos a ter Esperança num Mundo melhor.

Irmã Lucília Teixeira


Antes de falar do centro propriamente dito, temos que apresentar a “fundadora”, a “visionária”, a pessoa por detrás disto tudo: a Irmã Lucília, um Ser Humano maravilhoso, uma pessoa humanitária, solidária, corajosa, dedicada, incansável para ajudar todos os que pode. A Irmã ou “Mana” Lucília, como tantos de nós a tratamos, é freira desde os seus 20 anos na Congregação das Irmãs Filhas de Maria Auxiliadora - Salesianas.


Está em missão em Moçambique há 42 anos e há 11 anos teve um sonho que, embora parecesse impossível para muitos, foi possível concretizar-se com a ajuda fundamental e preciosa de tantos outros Seres Humanos maravilhosos que se foram cruzando com ela, e que não hesitaram em querer ajudar por perceberem logo o potencial e impacto que este Centro iria ter na melhoria de qualidade de Vida dos moçambicanos.

A Irmã Lucília humilde como é, nem aceitaria tão rasgados elogios, mas atrevemo-nos a dizer que ela é um Anjo na Terra, pois o Amor que ela nutre por cada Ser e a entrega de corpo e Alma a cada criança, adulto e idoso transcende a humanidade que estamos habituados a ver. E isto é algo que se sente realmente quando conhecemos o Centro e a Irmã Lucília, por isso ter-se criado os “Amigos de Inharrime”, pessoas que lá foram fazer voluntariado, dar o corpo ao manifesto e se renderam por completo àquele lugar, àquelas pessoas, àquelas crianças, àquelas meninas, às Irmãs que lá trabalham também e claro, à nossa Irmã Lucília. Quem conhece Moçambique e a sua História, quando passa em Inharrime fica completamente surpreendido em como é que foi possível criar um projeto tão grandioso que já ajuda tanta gente e que reparte por tantos outros pontos de Moçambique. A felicidade e a gratidão das meninas que lá vivem no internato é um dos exemplos que confirma tudo o que foi dito aqui.

Centro Laura Vicuña


O Centro Laura Vicuña existe desde 2005 e situa-se em Inharrime, a 400 kms de Maputo, no litoral de Moçambique na província de Inhambane, considerado um dos locais mais bonitos de Moçambique.
O foco principal deste Centro são as crianças e a Educação, embora também atue de outras formas com a comunidade local.


Desde que existe todos os anos têm sido de intenso trabalho para aumentar a escola e o número de meninas no internato, como também a ajuda para a comunidade local. Neste momento, em 2015, o centro tem um internato para 70 meninas órfãs, ou que as famílias não conseguem as sustentar, e semi-internato para 50 meninas de famílias muito pobres. São então, 120 meninas a que o centro proporciona tudo o que elas precisam para viver e acima de tudo para serem felizes. 



O centro também criou uma escola pública, que já vai desde o 1º ao 12º ano, tem cerca de 3.000 alunos, dos quais fazem parte as 120 meninas. Esta escola recebe constantes elogios devido à sua elevada qualidade e ao seu contributo para a formação do futuro de Moçambique. Como, infelizmente, muitos jovens não conseguem ir para a Universidade, criaram-se cursos profissionais a partir do 10ºano, dentro das capacidades do Centro, para ajudar os mesmos em entrar mais facilmente no mercado de trabalho, estes cursos são nomeadamente de Informática, Padaria, Pastelaria, Encadernação e Agricultura. 


Tem um programa de apadrinhamento, que neste momento ajuda cerca de 700 crianças. Com este programa, garante-se que as crianças recebem a alimentação, roupa e educação necessárias para garantirem uma vida melhor. Os padrinhos apenas precisam de contribuir com 100 euros por ano. Esta é uma forma de ajudar, mesmo estando longe, e de fazer a diferença na vida de crianças com mais necessidades.  


Para além disso dá trabalho a pelo menos 20 trabalhadores e a um número maior de professores. E, deste modo, tem um impacto enorme na economia e no crescimento da vila de Inharrime.
A Irmã Lucília sempre deu importância à autossustentabilidade do Centro por isso, com a ajuda da Cooperativa Portuguesa e muitos “Amigos de Inharrime”, criou-se a Padaria, que para além de ter pão fresco todos os dias à venda, como outros bolos, para os viajantes, faz distribuição de venda na carrinha por Inharrime e tenta dar a todas as crianças mais pequenas um pão de manhã, pois muitos deles chegam à escola de barriga vazia. 


O Centro já tem algumas “machambas” (hortas), que se situam nos arredores, e que é de lá que já vem a maior parte da alimentação de todas as Irmãs e crianças que vivem no Centro, e sempre que há algum excesso ela distribui pela comunidade.
Quase todos os anos vai um contentor cheio de Lisboa para Inharrime, que a Irmã Lucília faz questão de distribuir pela comunidade local e por outros projetos, que também tenham necessidade dos mesmos.
Existe um programa de leite, focado nos recém-nascidos, onde as mães deslocam-se ao Centro com os seus bebés para irem buscar leite em pó, e às vezes outros bens básicos, e dessa forma há acompanhamento da evolução da saúde desses mesmos bebés.


Como uma das missões e prioridades deste Centro é continuar sempre a investir cada vez mais (e melhor) na Educação dos Moçambicanos, tentando chegar a todos, há também a hipótese de se criar uma “bolsa”, com o mesmo valor do apadrinhamento, para os melhores alunos irem para a Universidade.

0 comentários: