Translate

Bem vindo ao blog dos Amigos de Inharrime

Conheça o nosso trabalho em Inharrime, Moçambique, e fique a par das últimas notícias.

Quer ser padrinho ou madrinha de uma criança de Inharrime?

Conheça o nosso programa de apradinhamento. Fique a saber como pode ajudar a criar um futuro para as crianças de Inharrime.

Voluntariado

Leia as partilhas dos nossos voluntários

Ajude a comunidade de Inharrime

Participe nas nossas campanhas de angariação de mantimentos, material escolar e fundos para ajudar a comunidade de Inharrime.

Cartas da Irmã Lucília

Leia todas as cartas da nossa Irmã Lucília

segunda-feira, setembro 29, 2014

Feriado 25 de Setembro

No dia 25 de Setembro, feriado aqui em Moçambique, dia das forças armadas, as meninas do centro foram passear. As meninas do dormitório 2 e 3 foram a Inhambane e à praia do Tofo e as restantes, dormitórios 1 e 4, foram à Pontinha.

Nós acompanhámos o passeio da Pontinha e ficam aqui as fotos desse dia tão alegre:

Assim que chegámos as meninas quiseram logo ir dar uns mergulhos.


Qaundo já estavam cansadas de tanto brincar serviu-se o almoço. 



Depois do almoço houve tempo para descansar, brincar, jogar...e quando a digestão já estava terminada voltou-se a dar mais uns merguulhos.


Por fim, depois do lanche, onde se comeram as deliciosas arrufadas da nossa padaria, tiraram-se as fotos de grupo:

-Dormitório 1

-Dormitório 4

terça-feira, setembro 23, 2014

Manuel Ferreira - 3 Semanas em Inharrime (2014)

Olá! Sou o Manuel, tenho 28 anos e quero contar-vos a minha experiência no Centro Laura Vicunha durante 3 maravilhosas semanas.

Tudo começou quando era pequeno: Querer experimentar dar um pouco de mim, “ajudar os outros”, entender como viviam as pessoas em zonas em dificuldades e tentar perceber como as poderíamos ajudar, eram sentimentos que me diziam que deveria fazer voluntariado… No entanto, fui crescendo e demorei muitos anos até me decidir finalmente a embarcar nesta profunda experiência.

A verdade é que, a “boa vida quotidiana” leva-nos a não pensar muito no que realmente vale a pena pensar e a ir adiando os planos “mais difíceis”. Assim, cada ano, quando se aproximava o Verão, pensava: “este ano já não dá… mas para o ano faço voluntariado”… até que, sem demasiada problemática, decidi: Este é o ano.

Tive a sorte de conhecer uma amiga que já tinha feito voluntariado no Centro Laura Vicuña em Inharrime, e pôs-me em contacto com a Irmã Lucília. Um mês e umas longas viagens de avião depois, lá estava eu no “Maxibombo” (camioneta) a subir de Maputo para Inharrime para ir passar 3 semanas ao Orfanato Laura Vicuña.

Quando cheguei, e por ser altura do Verão (na Europa) estavam vários voluntários no Centro, todos como eu para dar durante umas semanas o nosso melhor e tentar melhorar algo na vida das meninas do orfanato.
Durante os primeiros dias, a casa estava tranquila e sossegada: eram as férias escolares e as meninas tinham ido a casa dos familiares passar duas semanas. Assim, tive tempo para ajudar as irmãs com as tarefas de casa, ajudar os meninos da escola do outro lado da rua que ainda estavam a terminar os exames e até para ajudar na padaria do Centro Laura Vicuña na distribuição da venda do pão.

Pois é, com o objetivo de que o Centro Laura Vicunha seja autosustentável e crie desenvolvimento à sua volta, as Irmãs Salesianas construiram uma padaria! É incrível ver como a padaria, além de dar trabalho a muitas pessoas, ajuda ainda muitos outros comércios a melhorarem porque são os vendedores do nosso pão: em Inharrime e nas terras à volta! Aqui ficam algumas fotos da venda do pão pelo distrito de Inharrime.





Durante este tempo, deu também para viajar um bocado no fim de semana e conhecer zonas lindas do interior e praias muito bonitas:
Praia do Tofo:




Transporte público para o interior, a caminho de Mocumbine:



O tempo passou rapidamente até que as meninas voltaram de férias. Vê-las contentes por terem estado com os seus avós, tios, irmãos… e contentes também por voltarem ao Orfanato preparadas para mais um semestre lectivo com as suas amigas…era emocionante!

Com as meninas a vida do Orfanato mudou: jogámos, brincamos, corremos, estudámos, partilhámos experiências… havia sempre muito para fazer e ajudar  e não parávamos todo o dia com actividades!
Deixo-vos duas fotos de dois destes dias:

Almoço do dia de celebração do Bicentenário de Don Bosco:




Depois de um grande jogo de Andebol num final de tarde:


Durante a minha estadia, apercebi-me do que representa o Centro Laura Vicunha para aquelas meninas maravilhosas: é a sua casa onde estão seguras, onde têm comida, onde há respeito por cada uma, espaço para brincar, amor, carinho e onde têm a oportunidade de estudar para um dia serem o que quiserem. É maravilhoso ver como a dedicação e amor das Irmãs Salesianas faz com que estas crianças sejam umas meninas felizes e possam construir as bases para um futuro risonho.

Apercebi-me também que cada um de nós, onde quer que esteja e qualquer que seja o tempo disponivel, se quiser, pode ajudar… participando fisicamente nas missões, ajudando a promover o seu desenvolvimento, apadrinhando uma criança.. há mil e uma maneiras de ajudar…basta querer.


Uma das frase que a Irmã Lucília me disse um dia, da autoria de Madre Teresa de Calcutá, e que a guardei e repito a quem pensa ajudar foi: “Sei que o meu trabalho é uma gota no oceano, mas sem ele, o oceano seria menor”. 

domingo, setembro 21, 2014

Apadrinhamentos

Queridos amigos e amigas, antes de mais queríamos informar que o separador "Programa de Apadrinhamento à Distância" foi actualizado passando agora a ter as crianças que actualmente não têm padrinhos. http://amigosinharrime.blogspot.com/p/programa-de-apadrinhamento-distancia.html

O dia 20 de Setembro foi um dia de muito trabalho, mas muito feliz para o nosso centro. Com a ajuda do dinheiro dado por todos os padrinhos foi possível distribuir produtos a cerca de 400 familias que representam cerca de 700 criancas. Os produtos oferecidos foram óleo, açucar, arroz e sabão. 

Ficam aqui algumas fotos para que possam, mesmo estando longe, ver como decorreu. 

As familias antes da distribuição deram um ajuda nos trabalhos do nosso centro.


A irmã Lucilia organizou a distribuição.


Graças ao dinheiro dos padrinhos foi possível dar os produtos às famílias.


quarta-feira, setembro 17, 2014

Ernesto - Donativo Fechado - Valor Conseguido: 4.159 €

-Conseguimos neste momento o valor de: 4.159 € (Por agora, devido a termos conseguido um valor tão elevado, vamos fechar com os donativos e aguardar para saber o diagnóstico certo do Ernesto. Agradecemos a todos os que contribuiram e informamos que vos iremos dar noticias desta situação sempre que possível).

-Agradecemos a:

Amigos de Itália
Ana Luis
Bárbara Exposto
C. Delgado
Carina Leal
Carla Talaia
Deodato Silva
FMA
Francisca Deslandes
Halina Martins
Inês Bramão
Jaime Oliveira
João Fiegueiredo 
Júlio Geraldes
Maria Alves
Maria Delgado
Maria do Céu Bastos
Maria Lobo
Marta e Manuel
Nuno Andrade
Paula Rodrigues
Paulo Soares
Raquel Guimarães e Amigos
Ricardo Vilhena
Rita Almeida
Rita Cipriano Alves 
Rita Pereira
Sacerdote Amigo
Sandra Pinho
Silvio Moreira
Sofia Tavares
Tânia Matos
Tânia Nunes
Teresa Dias
Tica Vilhena
Vladimir Svec

terça-feira, setembro 16, 2014

Ernesto - Actualização

Queridos amigos e amigas, de modo a podermos saber quem e o quanto já se conseguiu angariar pede-se a todos os que fizerem (ou que já fizeram) uma transferência para a causa do Ernesto que enviem um email com o comprovativo da transferência ou com o vosso nome e a quantidade tranferida para amigosinharrime@gmail.com

Assim vai ser possivel que todos nós saibamos o quanto já se conseguiu obter para depois partilharmos essa informação.

Muito obrigado a todos e um bom dia!

terça-feira, setembro 09, 2014

Carta Ir Lucilia

Queridos amigos,
Depois de um longo silêncio, aqui estou de novo, a partilhar convosco a nossa vida .
Moçambique, depois de um tempo de insegurança e ataques nas estradas, volta a saborear a paz. Saborear este grande Dom, que brotou, além do diálogo das partes envolvidas, da oração e sacrifício do povo Moçambicano. Vivemos tempos de insegurança, mas felizmente, aqui no Centro, não incidiram nem em vidas, nem em bens.
As meninas internas crescem e vão-se tornando senhoras... Das cento e vinte, apenas uma, não vai à escola.  O maior número encontra-se a frequentar a escola a partir do 7º ano ao 12º.
No final deste ano, sairá a Angélica com o 12º e deseja iniciar  Medicina. No próximo ano teremos pelo menos 15 que terminam o 12º ano...Queridos amigos, olhar para estas jovens, é ver o poder  do amor, da solidariedade, do ambiente de família... Do suporte que cada um de vós oferece e tem oferecido. No passado domingo, doze destas meninas receberam o baptismo. Estavam lindas, envolvidas em “nuvens brancas” e com um coração inundado de luz. No dia 30 mais um grupo receberá o Crisma, confirmando a fé, que foi crescendo como pequena chama, dentro de cada uma.
Os nossos órfão nas famílias, os afilhados que vivem fora do Centro, também eles crescem e vão dando lugar a outros que tanto precisam. Mais uma vez apelo aos padrinhos, que possam ter ficado sem afilhados, por estes terem atingido os 13 anos, à sua disponibilidade em acolher outra criança, pois todos os dias chegam bebés que perderam a sua mãe, a pedir auxílio. Dia 19 distribuiremos os produtos  que vós lhes ofereceis.
Falando de crianças que se transformam em jovens, muita gente me pergunta: “ quando estas meninas (internas) terminarem o nível de estudos do Centro, 12º ano, para onde se orientarão?”
O grande desafio neste momento é arranjar quem financie bolsas de estudo para que elas possam continuar a sua formação profissional. Cursos médios, ou Faculdade.
As duas que deixaram o Centro no final do ano passado, a Ilda Tomás e Belarmina Henrique, continuam: a primeira faz Gestão de Recursos Hídricos;  a segunda  está na faculdade fazendo Hotelaria e Turismo.
O Centro continua a “embelezar-se”.  Cada grupo de Voluntários, que por aqui passa, deixa o seu “selo” e todos eles contribuem para que o ambiente se torne cada mais agradável e educativo. Seguirão algumas fotos para que ninguém esqueça  aquilo que viu nascer..
Queridos amigos, queridas madrinhas e queridos padrinhos, Moçambique está em Paz. Quem desejar dar uma escapadela e vir ver e estar… sabe que a hospitalidade está garantida!
Sintam, que embora escrevendo pouco, não deixo que ninguém saia do meu coração e da minha oração... é assim que vos digo OBRIGADA. Sou a vossa  Ir. Lucilia Teixeira

PS. Tem havido problemas com o endereço : inharrime.fma@gmail.com  Não recebo a resposta aos mails que envio. Por esse motivo quem desejar comunicar comigo, agradeço que o faça para: irmaluciliateixeira@gmail.com. O outro seguirá activo, mas é mais seguro este. Obrigada.





quinta-feira, setembro 04, 2014

Ernesto

Queridos amigos,

Aqui estou eu, mais uma vez, como embaixadora dos pobres, a apelar a todos os que puderem ajudar. Tenho a noção clara das dificuldades que os meus amigos e amigas estão a passar, mas nem por isso perco a esperança de que entre todos possamos “salvar os olhos” do Ernesto!

O Ernesto é um jovem de 22 anos. Durante vários anos, foi perdendo a visão, mas em Moçambique os médicos, diziam-lhe que só nos Estados Unidos se poderia operar.

Actualmente existe em Maputo um hospital Particular. Tomei conhecimento do profissionalismo dos Médicos Indianos, que ali trabalham. Levámos lá o Ernesto, e recebemos a boa notícia de que o seu problema poderia ser resolvido com uma cirurgia. O que ficou fora da possibilidade dele, e nossa, foi o valor pedido para essa cirurgia: 250.000,00Mt = ± 6.250 € Praticamente já perdeu 50% da capacidade visual. Teve que deixar de estudar, mas continua com uma doação sem limite, como “controlador de Produção da nossa Padaria “Pão do Viajante”, fazendo o seu trabalho, com muito amor, responsabilidade e sentido de pertença.

Mais uma vez, venho até cada um de vós: Se alguém puder oferecer a sua pequena ou grande ajuda, para que este jovem possa pensar no seu futuro, com alegria e optimismo, da minha parte, ficará sempre, a mais profunda gratidão e a oração de cada dia.


O depósito deverá ser efectuado no BPI, na conta com o NIB - 001000002591993000146, cujo destinatário é " IFMA-MOZ  - Instituto Filhas de Maria Auxiliadora" (vulgo Irmãs Salesianas). Aquando da tranferência coloquem por favor nos comentários o nome de Ernesto. Muito obrigado.


segunda-feira, setembro 01, 2014

Baptismo 31 de Agosto de 2014

Bom dia queridos amigos/as. O dia 31 de Agosto foi um dia de muita felicidade para a nossa casa. Algumas das nossas meninas foram baptizadas. Sob a mensagem "agora sois luz no Senhor, vivei como filhos da luz" celebrou-se a missa que consagrou as meninas nesta grande familia cristã. 

Dos trinta novos cristãos da comunidade de Inharrime, doze são internas do centro Laura Vicuña.

Para festejar este acontecimento, tão importante para a comunidade, houve um almoço especial seguido de uma festa com todas as meninas. O ambiente estave sempre muito animado e até a Ir. Lucilia dançou com as meninas.