Translate

segunda-feira, maio 15, 2006

É urgente a ajuda

O grupo dos Amigos de Inharrime continua a crescer. São muitos os que nos apoiam, quer com actos quer com palavras de apoio e incentivo para continuarmos a nossa luta por aqueles que mais necessitam. A todos continuamos a dar o nosso Kanimambo.

Entre eles está um amigo de Mocuba, poeta, que adopta como nome artistico, Joantago. D'ele chega-nos este poema:




"O meu coração, deteve-se nos olhos de uma criança,

tão arregalados, inexpressivos e inquiridores...

Que tipo de questões, eles desejavam efectuar?

Deixem-me adivinhar uma hipotética esperança,

de quem tem fome e a sua fome pretende ultrapassar...

Deixem-me perceber, que quem se queixa com dores,

quem não tem nada, apenas deseja derradeiramente viver,

só precisa que os demais, a sua miséria, possam ver!


O meu coração, dói-me e diz-me, sangrando,

que é urgente...que eu acuda e compreenda que essa criança, não é responsável

pela insensibilidade, pela apatia e pelo desinteresse humano;

Que ela está só, sem pai e sem mãe, numa vida ausente

e ainda assim sorri, sorri de modo estranho e inquestionável!

Digam-me, por favor, se, com Nosso Senhor, não há qualquer engano!?

Gritem-me aos ouvidos e despertem-me deste vil entorpecimento

e recordem-me que eu também já fui criança e espevitem-me o sentimento.

Dizem-me que há tantos peditórios, variados, por aí fora...

dizem-me que não sabem se a sua ajuda chega aos necessitados...!

dizem-me que estão revoltados e que há quem os possa ajudar,

porque têm fortunas e são governantes, e são-lhes próximos...

Sim, e daí? Teremos nós de sermos iguais aos amaldiçoados,

cegos pelo seu egoísmo, que pensam que a morrer, são os últimos!?

Apenas podemos dar o que nos sobra, com satisfação e sem demora,

porque a urgência é o caminho da ajuda que conseguiremos dar."

Joantago

KANIMAMBO e um abraço.

2 comentários:

Marco Aurélio disse...

A prostituição infantil é um problema que choca muito mais que a fome, mas nem por isso podemos esquecer que grande parte das crianças do Brasil estão abaixo da linha de pobreza e aliás, esse é um dos motivos dessa exploração sexual infantil. Viu os dados Da PNAD de 2004?

Um abraço

Marco Aurélio

amigos de inharrime disse...

Marco

Obrigada pelo seu comentário. Não vi esses dados mas gostaria de saber onde os posso consultar.

A propósito do que diz, sei que tem razão e uma das formas que as Salesianas seguem para combater a miséria que traz consigo, a fome, a prostituição, o consumo de drogas, a delinquência, a exploração, principalmente a infantil, e outros males sociais é "Formação Profissional".

Dar a cana de pesca e ensinar a pescar. Mas é difícil chegar a todo o lado. O mundo não quer acabar com a pobreza, mas pode fazê-lo. Porque não o faz? não sei.

Um abraço e obrigada pelas suas visitas.
Filomena